domingo, 7 de maio de 2017

Marcos recentes

27/04/2017 : Terminei Entrevista com o Vampiro
27/04/2017 : Lendo Illidan
07/05/2017: Terminei Pimsleur Unidade 2

segunda-feira, 27 de março de 2017

Da necessidade de elaborar um planejamento

Reconhecer que errou é algo muito simples para alguém que é acometido rotineiramente por mudanças de humor muito grande.
Um bom exemplo de erro é quando pensamos que a vida se baseia em nossos próprios projetos e esquecemos todas os outros fatores "satélites" que a circulam, tais como: a sociedade e a política, os aparelhos eletrônicos, as atividades extracurriculares, a própria cabeça e o relacionamento, seja ele fraternal ou romântico. Eis um ponto a ser observado nas próximas estratégias que virão.
Planejei meu mês como manda o modelo padrão de planejamento que sigo. O mês mal começou e eu já encontro lotado de atividades da faculdade, que para ser bem sincero me despertam bastante prazer: ler um livro de Sartre, um de Nietzsche, outro sobre evolução do ensino de ciências, um sobre leitura e escrita, outro sobre formação e organização social do ser humano, etc.
Mas o que vem em questão é: Como manter meus relacionamentos afetivos funcionando, quando mal encontro tempo para relacionar-me comigo mesmo?
Vejo a necessidade de um outro planejamento, mas o adiamento do mesmo vem por reconhecer que ele será um atestado de incompetência, tal qual fora o semestre anterior.
Gostaria de adquirir forças misteriosas para que eu não surte com tanta negligência.

Pois bem, vou descrever aqui os pontos a serem observados no planejamento seguinte:
Reduzir o número de conteúdos P, S e A ( primários, secundários e afetivos)
Criar uma linha de linguagem que caiba no meu tempo disponível:
N, S e P ( Nova língua, Segunda língua e Padrão)
Dedicar mais tempo aos trabalhos e necessidades da faculdade.

Rodrigo Almeida

Ainda lendo Tommyknockers.
Estudando apenas: Chinês, linguística.
Me dedicando quase que inteiramente à faculdade.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Um novo semestre se aproxima

Hoje, tirei para crer que ter boas férias e se render mesmo que um pouco aos próprios prazeres não destroem nem um pouco o seu rendimento acadêmico.Terminei o semestre passado com gana de encontrar algum tipo de renda financeira que conciliasse com meu plano de crescimento acadêmico. Pois bem, encontrei uma fonte de renda que não poderia ser melhor. Iniciei hoje minha primeira atividade como monitor da disciplina de Ensino da Língua Portuguesa. Como um ansioso de marca maior e atestado guardado dentro de uma pasta, essa nova designação tem me causado alguns ataques de ansiedade noturno que me causaram várias crises de insônia alguns dias atrás.
Existe uma série de coisas que preciso colocar em dia, uma delas é resgatar meu hábito de estudo e meu antigo fôlego. Além dessas duas, acho de extrema necessidade dar um significado para meus estudos menos intensos, tais como a gramática e a matemática que andam bem esquecidas.
Agora que consigo entender a necessidade de resgatar a matemática e a gramática, reelaborei meu plano de estudos e me sinto bastante confortável com a decisão que tomei, pois reduzi a carga e passei a pensar mais na qualidade do aprendizado, do que na intensidade com o qual estudo e processo toda essa informação.
Acabei definindo minhas atividades da seguinte maneira
Idiomas -
Inglês: escutar áudiobook, leio um artigo, assisto uma aula do The Great Courses e faço anotações.
Francês/Alemão: releio 5 capítulos do Assimil e copio uma lição para desenvolver a ortografia. (pretendo futuramente alugar alguns livros para ler e desenvolver ainda mais o vocabulário.)
Chinês: faço o Rosetta Stone, treino 汉字, escuto o Pimsleur ( atualmente reiniciei o volume 2 do curso), escuto Chinesepod 101 e tento me expor assistindo 快乐汉语 e por fim faço o Anki para revisar alguns 汉字.
Acadêmicos
Leitura: faço a leitura de um capítulo de alguns dos livros e repasso tudo para o word ou faço anotações para lembrar alguma passagem importante e ao final faço um fichamento.

Cada uma dessas atividades tem como meta central desenvolver e aprimorar minhas habilidades para que um progresso na faculdade seja desenvolvido sem maiores problemas. Volto então a trabalhar a serenidade de espírito e a abdicação dos antigos prazeres impondo limites e medidas para que eles não tomem conta de meu tempo livre.
Espero estar fazendo a cosia certa.

Rodrigo Almeida
(Estudando: Chinês, inglês, alemão, francês, matemática, português, desenvolvimento neurológico, linguística, artful reading, filosofia, política educacional, escrita, língua portuguesa, metodologias de ensino e um pouco de coaching.)
Lendo: Tommyknockers e Confucius a Biography.